A Meta, dona do Instagram e do Facebook, premiou 10 pessoas negras em um projeto para estimular a diversidade na criação de experiências em realidade aumentada. Os vencedores foram escolhidos a partir de suas propostas de filtros para o Instagram.
O desafio RAP (Realidade Aumentada na Pele), como é chamado, foi criado pela companhia exclusivamente para o Brasil. O resultado da iniciativa foi divulgado na segunda-feira (25).
Segundo a Meta, o objetivo é garantir diversidade, equidade e inclusão na formação de criadores de realidade aumentada, o que inclui o metaverso, espécie de universo virtual que tem sido a aposta da companhia.
A empresa afirma que, todos os meses, 700 milhões de pessoas usam filtros de realidade aumentada no Facebook e no Instagram.
Veja os vencedores e os nomes dos filtros (para testar os filtros, clique nos links a partir de um celular ou tablet):
Marcela Nascimento da Silva | Filtro Realeza Negra
Larissa Sandre Barbosa | Filtro Faça Seu Beat
Jedson Santos Gomes | Filtro Adê Oxum
Augusto Lopes | Filtro Early Hip-Hop
Kevony Martins | Filtro Iansã Oyá
Maria Cléria Carlos | Filtro Hat-Trick
Jefferson Alves Brandão Xavier | Filtro Afrofuturismo
Marília Ramos dos Santos | Filtro Beleza Negra
Tobias Mosart | Filtro Nossas Cores
Munik Carvalho | Filtro Black is King
O projeto RAP foi anunciado em maio e começou com o lançamento de um curso de introdução ao Spark AR, ferramenta da Meta para criar efeitos de realidade aumentada. O curso está disponível neste link.
Os participantes do curso também puderam participar de lives e workshops organizados por especialistas em Spark AR.
Em junho, a Meta recebeu os trabalhos dos criadores de efeitos de realidade aumentada e os avaliou com base em critérios de engajamento, criatividade, sofisticação e aplicabilidade para usuários e negócios.
Os 10 criadores selecionados receberão uma bolsa de estudos e equipamentos para continuarem a desenvolver soluções de realidade aumentada.