Que empreendedores são muito importantes em diversas áreas e em todos os países, nós já sabemos, não é? Mas, para Cláudia Angélica Martinez, é necessário atentar-se em aspectos que te levarão a ter destaque nessa profissão. Sendo assim, continue neste artigo e saiba o passo a passo para uma carreira de sucesso no empreendedorismo. Confira isso com algumas dicas!
O que faz um empreendedor?
Essa é uma profissão muito conhecida, mas poucas pessoas realmente sabem o que um empreendedor faz em seu trabalho. Um empreendedor estuda fatos, dados, estatísticas e estratégias administrativas, áreas das quais ele coleta diversas informações por meio de análises. Esse profissional ajuda a construir e preservar recursos empresariais, ajudando também a solucionar problemas econômicos e financeiros.
A graduação
Antes de tudo, para ser um empreendedor, é necessário estar formado pelo curso de Administração, reconhecido pelo MEC. No entanto, existem diversas empresas criadas por empreendedores com outras formações, como por exemplo: Ciências Econômicas, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Matemática. Todas elas podem ser consideradas áreas que atuam com estatísticas e números, mas em sua composição geral são diferentes do curso de Administração, afirma Cláudia Angélica Martinez.
Diversas áreas
Segundo a empreendedora Cláudia Angélica Martinez, assim como em muitas outras profissões, o empreendedorismo oferece várias áreas de atuação em que muitos profissionais optam pela especialização. Sendo assim, depois da graduação, existem diversas áreas que você pode escolher na pós-graduação como carreira, caso se interesse especificamente por algo, como por exemplo:
- Mercado financeiro;
- Investimento financeiro;
- Economia de empresas;
- Empreendedorismo corporativo;
- Empreendedorismo social;
- Empreendedorismo de negócio próprio.
O mercado de trabalho
Quando falamos em empreender, já sabemos que o mercado de trabalho é bem amplo, não é? Cláudia Angélica Martinez assegura que um profissional com graduação em Administração pode optar por diversas áreas, como por exemplo o setor público, grandes e pequenas empresas, indústrias, ONGs, com investimento financeiro, em corretoras, em pesquisas, bancos e escritórios próprios para o setor voltado à administração.
A área mais escolhida
Como vimos, o mercado empreendedor é bem amplo e com um leque de opções, mas entre as diversas áreas, a maioria das pessoas costumam escolher o mercado de investimento financeiro. O investimento financeiro é um dos processos econômicos que mais vale a pena nos dias de hoje, principalmente pela oscilação de preços e diversos outros fatores que influenciam na economia do país, afirma a empreendedora Cláudia Angélica Martinez.
Escolheu o curso de Administração? Já sabe que área quer seguir carreira? Ótimo, agora você já tem recursos básicos para se tornar um ótimo empreendedor, mas lembre-se que uma boa formação não é o que constrói um empreendedor de verdade. Não se esqueça que dedicar-se ao seu trabalho e ser transparente com seus clientes também são dois pontos cruciais que um empreendedor deve seguir para uma carreira de sucesso.