Noticias

Afinal, vale a pena se tornar um programador back end

Você tem vontade de se tornar um programador back end mas não sabe se vale a pena? Para o expert em tecnologia Raphael Gerk Viana, principalmente com as novas tecnologias, é importante saber sobre as áreas de programação antes de segui-las. Sendo assim, para conhecer mais sobre o ramo e as suas vantagens, continue a leitura deste artigo até o final! 

O que é back end

Caiu de paraquedas neste texto e não sabe o que é back end? Entenda que na área de TI, esse termo está relacionado a toda estrutura por trás das aplicações desenvolvidas. Mas, como assim? Quando se acessa um site ou aplicativo, para que toda parte interativa funcione, é necessário ocorrer uma comunicação entre o navegador e o banco de dados. Para que isso ocorra, será necessário que um programador especializado desempenhe essa tarefa. Interessante, não? 

Qual a diferença entre back e front end? 

Uma dúvida que pode pairar na sua mente, é sobre as diferenças entre o back e o front end. Como citado, o primeiro faz jus à parte de trás, ou seja, aos bancos de dados e servidores que regem uma aplicação. Por outro lado, o segundo, refere-se a área visual, como as imagens, botões e disposição dos textos de um aplicativo ou site. O empresário Raphael Gerk Viana vislumbra que ambas áreas são essenciais para a TI. 

O que o back end envolve? 

Para quem deseja seguir carreira, saiba que será necessário estudar diversos temas. Um deles, será aprender sobre os bancos de dados e servidores, já que eles são fundamentais para um projeto. Além disso, compreender sobre segurança de dados, linguagem de programação — como PHP, Python e Java — e APIs, também será de grande importância. 

Quais as vantagens de seguir na área? 

Agora que você conheceu mais sobre este universo, resta a seguinte questão: quais as vantagens de se tornar um programador back end? O expert Raphael Gerk Viana comenta que existem diversos benefícios para quem deseja ingressar na área. Um deles, é não ter que se preocupar com as múltiplas interfaces de um projeto. 

Além disso, esse profissional não precisará ter contato direto com o layout e o design das páginas de uma aplicação, sendo responsável apenas pelos códigos e linguagens estruturais. Outra vantagem que chama atenção, é que a média salarial dos especialistas  pode chegar a mais de R$ 10.000. 

Como ingressar? 
Por fim, cabe destacar sobre como ingressar no ramo. O renomado Raphael Gerk Viana explica que alguns caminhos podem ser seguidos. O mais tradicional, é entrar em uma graduação, em que, além dos tópicos sobre back end, os estudantes terão conhecimento sobre outros conceitos. Entretanto, realizar cursos onlines voltados para esse campo, também pode ser uma boa opção.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo