É do saber de todos que o mundo é a nossa casa e, por esse motivo, devemos manter todo o cuidado para que venha ser uma casa agradável. Marcelo Madureira Montroni, um grande apoiador das causas sociais, comenta que há ações sociais desenvolvidas por diferentes empresas e grupos da sociedade, que visam atenuar os problemas ambientais e garantir um futuro mais ameno. Quer saber quais são elas? Confira a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Como citamos anteriormente, o mundo é a nossa casa e, por esse motivo, é necessário que tenhamos zelo por ela. Entretanto, durante muito tempo, não foi exatamente isso que enxergamos em nossa sociedade, muito pelo contrário. Marcelo Madureira Montroni lembra que, no Brasil, os principais problemas ambientais enfrentados são as queimadas, a poluição da água, a poluição do solo, depósito de lixo em locais inadequados e diversas outras ações que comprometem o meio ambiente e precisam ser enfrentadas!
Marcelo Madureira Montroni chama a atenção para o fato de que, tanto empresas, quanto instituições, grupos organizados e pessoas físicas, são responsáveis pelos espaços onde vivem. Por esse motivo, é necessário que cada um faça a sua parte a fim de diminuir o impacto ambiental e preservar o ambiente. Pensando nisso, separamos algumas ações que podem te inspirar a se organizar, se mobilizar na sua comunidade e começar a fazer o mesmo.
Projeto muda clima
De acordo com Marcelo Madureira Montroni, o projeto Muda Clima foi criado em Palmas, no Tocantins, pela Fundação Meio Ambiente (FMA) em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup). O objetivo do projeto é promover a biodiversidade, reduzindo os efeitos das mudanças climáticas. Ainda nesse sentido, a finalidade do projeto é arborizar a cidade, a fim de termos melhores condições de ar e temperatura.
Coleta de Crachás e Cartões Magnéticos
Já o projeto de Coleta de Crachás e Cartões Magnéticos é uma ação social desenvolvida pela Diretoria de Sustentabilidade da ENEL. Segundo Marcelo Madureira Montroni, o objetivo do projeto é coletar e triturar crachás e cartões magnéticos que são enviados para uma empresa parceira em São Paulo. Feito isso, os cartões e crachás triturados são transformados em agendas, réguas, marcadores de páginas e outros produtos que podem ser usados no dia a dia.
Tampatas
Por último, o Tampatas, de acordo com Marcelo Madureira Montroni, é um projeto desenvolvido e idealizado pela ex-perita Regina Gomes. O grande objetivo dessa ação social é coletar todo tipo de garrafa plástica e, posteriormente, vender e converter o valor em castração para cachorros de rua, minimizando também os maus-tratos contra animais. Além disso, para cada animal castrado, Regina Gomes doa uma muda de árvore nativa do cerrado.
Para Marcelo Madureira Montroni, ações como as que foram citadas neste artigo, de primeiro momento, podem parecer simples e sem muita expressão, entretanto, se juntarmos todas as pessoas que estão envolvidas, veremos o grande impacto positivo que cada uma dessas ações vêm trazendo para a nossa sociedade.